O Livro
manual para pais de primeira viagem (e seguintes...)
   




Os Porquês deste livro

Um livro nasce de um sonho, da concretização de um desejo feito realidade, do passar para umas folhas algo da experiência duma vida e que se acredita poder ser útil a quem o ler.

Quando este desafio me foi feito, não pensava que a sua realização fosse tão complexa, mas ao mesmo tempo tão estimulante. Transmitir por palavras toda uma informação a quem nos é familiar, não é o mesmo que o fazer para quem desconhecemos. Por isso mesmo constituiu um desafio que agora vejo terminado, mas não concluído, pois um tema destes nunca se esgota em actualizações permanentes!

Os conceitos que quis transmitir neste Manual, traduzem uma linha de actuação que tenho seguido e tentado manter, e que me foi ensinada pelos meus Mestres da Pediatria, e que foi tendo actualizações constantes tiradas da vivência diária com os pais, e com o principal actor deste processo, o Bebé.

A ideia base, foi a de tentar transmitir aos pais duma forma prática, algumas noções da maneira de cuidar e lidar com os filhos, particularmente nos primeiros meses de vida. Esta ajuda que pretendo dar aos pais de primeira viagem, não substitui, de forma alguma, as indicações e os conselhos dos médicos assistentes, servindo apenas de referência. Não pretende afastá-los daquilo que é mais importante no seu dia-a-dia com os filhos, a sua sensibilidade. Esta deve ser, porque na maioria dos casos é suficiente, a sua primeira forma de lidar com os problemas.

Se de alguma forma conseguir dar alguma ajuda, por pouca que seja, ficarei satisfeito.

Veja algumas partes do livro:



Topo